quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Convites - Parte II

Fui fazer a prova do convite hoje!

Sei que é polêmico, mas optei por nada de tradição quando se trata de dizer quem pagou a festa. Fiz com aquele "Talita e Miguel juntamente seus pais convidam"... Nada mais justo do que reconhecer nosso próprio esforço, vocês não acham?
Vai ficar super liiiiiiiiiindo!

Queria saber também o que vcs acham desse negócio de colocar frasesinha no convite... eu não gosto muito, fica meio brega, sei lá, mas vi que quase todo mundo coloca. O que vcs acham?

Bom, uma curiosidade para as noivas petropolitanas: o nome da Catedral de Petrópolis é Catedral de São Pedro de Alcântara e não Catedral São Pedro de Alcântara. Fiz a maior quizumba lá no Lucena Convites, liguei para minha mãe, para o Miguel, para a minha cerimonialista e tentei ligar para minha vó Clarisse e ninguém sabia! Sorte que a fofa da minha cerimonialista (Alessandra Amaral) ligou lá pra Catedral e descobriu que era com o tal "de". Foi mto engraçado, mas eu, detalhista que sou, não podia ter um convite errado, não é mesmo?

Outra coisa, está correto dizer "à Rua tal, número tal". Vejam o texto que achei no mestre dos mestres:

"A rigor, como os verbos morar, residir, situar, localizar e semelhantes são regidos pela preposição EM, deveria se usar NA e não à nos casos específicos. Mas é muito comum o uso intercambiável das preposições A e EM, como temos visto em diversas ocasiões. Então, nessa situação se vêem ambas as formas: na rua e à rua, com preferência por esta última na forma escrita. O mesmo acontece com seus derivados morador, residente, domiciliado:

Ela reside à rua Tupi.
Jacó Silva, brasileiro, casado, domiciliado à rua de Setembro, requer...
Vende-se casa [situada/sita] à avenida Salinas.
Vamos nos encontrar na sede do Partido, à R. Cristal.
Aluga-se imóvel [localizado] à Av. Central, no Kobrasol.
Na língua falada, justifica-se o uso mais freqüente de NA porque o "à" se confunde na pronúncia com HÁ e com o artigo A. Já o EM, combinado ou não com um artigo, não deixa margem a dúvidas:

Residimos na rua Tupi.
A casa está situada na avenida dos Guararapes.
Você ainda mora na mesma travessa?
A sede do Partido se localiza na rua Cristal.
Isso não quer dizer que não se possa ou não se deva escrever “Vende-se casa na Av. Central”, “residente e domiciliado na rua Botucatu”. Absolutamente! É uma boa opção. Mas por outro lado não se pode tachar de erro o emprego do "a craseado" nesses casos, uma vez que já está consagrado pelo uso... e abonado pelos gramáticos."



2 comentários:

  1. Se vc não que frasesinha, não coloque! Não faça só pq os outros fazem, faça pq (e o que) vcs dois querem...

    Bjinhus

    Viviane
    Três Lagoas-MS

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! Não colacarei não... Legal saber que você lê o meu blog! Bem longe do Rio... Bjs

    ResponderExcluir