sexta-feira, 3 de julho de 2009

A Síndrome da Mãe da Noiva (vi essa expressão num blog e adorei).

Mamãe pediu e como a mãe da noiva é a mãe da noiva, tenho que falar sobre esse mal que ataca todas as mães de noiva, ainda que sejam mulheres tão boas e amigas quanto à minha:

Em primeiro lugar, vale dizer que 10 em 10 organizadores de eventos confirmar que o maior problema ao organizar um casamento é nada mais, nada menos, que a mãe da noiva. Afinal, quem grita a plenos pulmões com a florista que arranjou rosas em dois tons de amarelo diferentes mas cujas diferenças são praticamente imperceptíveis a olho nu? Quem exige mais um brilhante Swarovski na cauda do vestido, porque há um ponto que não foi preenchido no meio de sete milhões e meio de brilhantes iguais? Quem verifica a lista de convidados doze vezes por hora antes do grande evento? Quem quer fazer as mesas? Quem visita o local do evento quatrocentas vezes, liga para o padre um milhão e só passa mais tempo a cuidar do vestido da noiva que do seu próprio? Quem arruína com a paciência, os ouvidos e o bem estar de tudo quanto é empregado de mesa durante a festa, porque aquela mesa não tem pão ou esta não tem vinho?
A mãe da noiva.
A mãe da noiva, senhores, convenhamos, é o stress em pessoa. Precisa muito que aquele seja o dia perfeito na vida da filha. O dia perfeito que ela idealizou, ela realizou, ela levou a cabo... a noiva, essa, na esperança de ser deixada em paz para poder escolher o destino de lua-de-mel, escolher os móveis da casa nova e, acima de tudo, ter sossego na cabeça, acena que sim e deixa-se arrastar no rodopio de escolhas entre tecido creme, bege e uma cor que ninguém sabe definir.
A síndrome da mãe da noiva, para quem o quiser identificar ainda no seu estado embrionário, caracteriza-se pelo stress desnecessário antes de um evento. Limpar ou arrumar coisas que já estão perfeitas. Quatro dias antes do evento (na melhor das hipóteses) começa a passar-se com toda a gente por tudo e por nada. E ninguém a compreende. Ela não explica mas, ainda assim, ninguém a compreende. Confere dezassete vezes cada rissol, organiza os camarões em linha, depois em círculo, depois em linha, repete algumas (milhões de!) vezes que se não for ela a fazer as coisas, nada acontece...

Minha mãe não tá tão esquisita assim (graças a deus!), se bem que ainda faltam 4 meses e pouco para meu casório. Mas, ela gosta de dar pitaco e exigir algumas coisinhas, tipo o tamanho do véu, a cor da decoração, a forma de cumprimentar os convidados, além de morrer de ciúmes de qualquer outra pessoa (risos) que queira dar opiniões (ainda que essas opiniões sejam ótimas!). De qualquer forma, ela me ajuda demais e amo minha mami muuuuuuiiiiiiitoooooo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário